O rádio continua a ser amplamente reconhecido como o meio de comunicação mais inclusivo e abrangente, estendendo sua influência as diversas localidades e classes sociais. Isso é evidenciado pelos resultados das pesquisas nacionais da Kantar Ibope Media de 2024, que revelam que nove em cada dez pessoas consomem algum formato de áudio diariamente no Brasil.
O meio digital na transformação do consumo de rádio
O rádio se tornou híbrido e dialoga com diversas mídias simultaneamente. É possível ouvi-lo enquanto ele é transmitido na TV ou plataformas de streaming. Além disso, os dispositivos móveis também conectam os ouvintes as diversas possibilidades de escuta pela internet.
Ainda segundo a Kantar Ibope Media, 76% dos brasileiros acreditam que o meio se modernizou em seus conteúdos e formatos, e que ter a possibilidade de ouvir rádio online mudou a sua forma de consumo. Os ouvintes de rádio web, por exemplo, tem consumido o formato da seguinte forma:
• 67% pelo celular; • 29% pelo computador; • 11% por outros meios.